quinta-feira, 12 de agosto de 2010

Pseudo Cultismo



Uma raça infernal que se prolifera pela internet, é quase tão ruim quanto um vírus, mas são os Pseudo Cults.

Para caracteriza-lo é muito simples. São pessoas extremamente viciadas em internet que acham que entendem de todos os assuntos que geram algum tipo de discussão (Política, Música, Literatura, Religião, Barbie e Max Steel).

Esses dias estava no twitter e vi um tweet assim "estou lendo 4 livros e estou confundindo as histórias deles". CLÁSSICO pseudo cultismo. Eu dei risada, porque na boa, ninguém lê quatro livros ao mesmo tempo, o máximo que leiam é quatro livros ao longo de 365 dias.
Continuando na Literatura, boa parte desses seres estranhos, colocam em seu twitter, quem sou eu (orkut), status (orkut), sub nick(msn) frases de atores do tipo Paulo Coelho, Clarice Lispector, Karl Marx, Chê Guevara, Arnaldo Jabor e segue uma lista. Nada contra essas pessoas, só que eles são os mais usados pelos pseudo cults, porque tecnicamente eles são vistos pela mídia (Paulo Coelho e Arnaldo Jabor principalmente). A real é que, eles nunca leram um livro deles e vão no google pesquisar. "frases de efeito de Paulo Coelho". Se Paulo Coelho escrevesse "Alabi não sabe quem sabe, não não foi o Bin Laden" ia ser uma febre geral. Todos esses bizonhentos iriam colocar no twitter, orkut e afins.

Musicalmente falando, os pseudo cults são pessoas que gostam do antigo. "AC/DC é afudê"; "up to the Irons"; "We all live in Yellow Submarine"; "ôaaaah ôaah ôô Sweet child o' mine"; "vou baixar a discografia completa do Caetano Veloso e do Gilberto Gil". O negócio é que todo pseudo cult musicalmente falando, só conhece as principais músicas das bandas, nem o nome do álbum não sabe, mas eles se fazem de entendedores da boa música. Mas quando conversa com eles, eles só irão falar "eu gosto do Beatles"; "amo Highway to Hell do AC/DC"; "nossa, Vertigo do U2 é a melhor música do mundo"; "Esses modinhas ridículos...Long Live to Rock n' Roll"; "Gilberto Gil é um gênio e sua filha Preta Gil tá seguindo os passos dele". Só que a única certeza é...Enquanto eles veneram em palavras as maiores bandas do mundo, eles escutam Restart, Cine e modinhas no geral.

O geral do pseudo cult são que eles veneram algo que eles podem até gostar, mas gostam pouco, mas querem parecer inteligentes para outras pessoas. Você encontra em todos os lugares possíveis, seja ele na internet, no trabalho, na escola, na rua...

No Trabalho, o pseudo cult é o puxa saco do chefe. Ele é a pessoa que chega para o chefe falando "tu viu a cotação do dolar hoje?".
Na Escola, o pseudo cult não é o puxa saco, mas é aquela pessoa que faz o simples óbvio. Ele pergunta para o professor algo que ele já sabe. "Então professor, 2 + 2 é 4, correto?"
Na Rua, o pseudo cult tu encontra em cafés ou barzinhos mais rebuscados. Esses lugares são frequentados por senhores com mais de 55 anos de idade, cheios da grana. Ao encontrar um ser entre 25 e 40 anos no meio deles, é um pseudo cult.

E ai pessoal, querem saber mais sobre esse tipo de gente que amedronta e irrita muita gente? Quer ver comentários sobre os Pseudo Cults, tipo esses?

-> Pseudo cult numa conversa, a cada dois minutos irá fazer uma citação de algum autor cult porque ele não sabe ter ideias próprias.

-> Pseudo cult adora quando a conversa está ficando chata e cansativa porque mostra que eles são "cult" você que não entende nada de cultura.

-> Pseudo cult sempre irá fuder a turma pegando mais de seis livros na biblioteca e sentar na frente do professor pra mostar que estar lendo.

-> Pseudo cult sempre irá procurar uma visão mais obscura de um determinado tema para causar polêmica, lógico!

Basta seguir no twitter o @pseuudocult. Aproveitar a indicação, quero agradecer a ele por deixar usar algumas frases e também me dar uma base para fazer a postagem.

Então, gostou da nova postagem? Divulgue em seu twitter, orkut, mande por pombo correio ou sinal de fumaça. Nova postagem só semana que vem, quando regressar de viagem. Comentem e muito obrigado.

7 comentários:

  1. Muito legal. Valeu por divulgar!
    Até mais!

    ResponderExcluir
  2. sahasuhsausahusahsausahaushasusha'... Cara, adorei essa postagem, descobri que conheço milhares de pseudo cults e você descreveu eles perfeitamente, linguagem coloquial e um ótimo humor. Continua assim, cara... Post foda.

    ResponderExcluir
  3. valeu pseuudocult, valeu Mardhem, olhem outras postagens, comentem. Semana que vem tem mais. valeu mesmo

    ResponderExcluir
  4. Questão: como diferenciar um pseudocult de uma pessoa que não é cult, não quer ser cult, maaas consegue ler 4 livros ao mesmo tempo e usa frases da Clarice Lispector (mesmo nao tendo lido um livro inteiro dela)? xP

    então, ler vários livros ao mesmo tempo e usar frases de autores famosos faz de mim uma pseudo cult? HUEHAUHEUA

    sério, cara...isso não faz sentido [/felipeneto].
    não tem como tu saber se a pessoa é um pseudo cult ou não...são apenas pré-julgamentos, acho que tu tá generalizando :P

    ps: pq tu faz tanta questão que as pessoas leiam e comentem no teu blog? HUEHUAEHUAE
    não quero te ofender nem nada...mas eu realmente tô curiosa...nunca vi uma pessoa divulgar/pedir divulgação de um blog tão insistentemente ;x

    ResponderExcluir
  5. Carol...A questão não é o fato de tu apenas ler, e sim de tu fazer questão de saberem que tu está lendo 4 livros. A questão das frases eu levo de pessoa a pessoa. Porque uma grande parcela de pessoas que postam frases dos autores, nunca leram um livro deles e o pior, nunca conseguiram ler um livro por um todo.

    E sobre a questão da divulgação. 1 - por ser uma forma de despedida. 2 - Você quer que uma pessoa leia ou mais de mil pessoas leiam? huahuahu Essa divulgada intensa é até esse mês. As pessoas estão pegando o hábito de ler, em breve só divulgarei quando postar e por ai fica. AHUHAHAU

    Obrigado pelo comentário, gostei da crítica e te respeito. \o/

    ResponderExcluir
  6. Parabéns!
    Tenho um amigo que se enquadra nesse assunto; ele é o chamado "senhor sabe tudo." Ele não é chato, mas sim, insuportável!
    Valeu, pela postagem!

    ResponderExcluir