domingo, 3 de outubro de 2010

O poder da imagem

É incrível o poder do que uma simples imagem pode fazer com a pessoa. Somos iludidos por um produto que até então é impactante, que nos faz comprar e instantaneamente usufruir dele. Porém, nem tudo que está na propaganda ou qualquer forma de divulgação, é realmente o que parece.

Esta imagem acima é exatamente o que quero falar. Algo que dá a sensação de ser tão saboroso, tão atrativo que você acaba comprando, mas ao abrir, vem o choque. O que está na embalagem não condiz com o verdadeiro produto. Isso não é apenas em bolachas, é em pizzas (aquelas congeladas), salgadinhos (aquele pacotão imenso) e digamos que todos os produtos.

O que realmente me intriga, é o quão as pessoas são levadas por essa imagem. É algo incontrolável, sem ter nenhuma reação adversa a não ser a compra do produto. Quem nunca comprou um Big Mac e pensou "puta que pariu, porque se chama BIG mac?". Ocasião vista no natal com o Chester. Aquela propaganda com um mega chester, mas quando vê, é uma franguinho.


Vamos se aprofundar mais ainda. Não é apenas em comida que a imagem é forte. VOCÊ! tem o poder da imagem. Ao se mostrar para as pessoas, elas tirarão conclusões sobre você, sem te conhecer, mas sim a partir da sua imagem. Modo de se vestir e de agir são as primeiras percepções.

Agora vem a parte cômica. Isso ninguém pode negar, porque é algo mútuo. Quem aqui nunca foi paquerar pela internet, marcou um encontro e chegou na hora e se espantou com o que viu? Todo cuidado é primoroso neste caso. O bonito pode sim está dentro da pessoa, mas a imagem dela é a primeira parte que tu presta atenção. Cuidado! se você estiver afim de se relacionar com alguém que você nunca viu, procure realmente descobrir a verdadeira face da pessoa, para não ficar com cara de espanto, parecendo um retardado (isso é pior para você e pior ainda para a pessoa).

Mas calma, lendo isso você deve pensar "orra, tudo é enganoso então?" Muito pelo contrário, na mesma forma que você pode se equivocar, você pode acertar e em cheio. Sendo na fome, na paquera, no trabalho...Cuide da sua imagem, ela será perceptível logo de cara. Se tu não se garante na imagem, palavras podem reverter qualquer imagem (seja ela boa ou ruim).

NÃO USE PHOTOSHOP!

23 comentários:

  1. É a propaganda :)
    e se não me engano, em muitos casos pode ter processo, por propaganda enganosa...

    ResponderExcluir
  2. É.. temos que cuidar da nossa imagem, poréém, não podemos ter exageros. E sobre a questão da propaganda enganosa, pior que isso é quando reduzem a quantidade de um produto e o preço fica o mesmo :S

    ResponderExcluir
  3. Ao se mostrar para as pessoas, elas tirarão conclusões sobre você, sem te conhecer, mas sim a partir da sua imagem. Modo de se vestir e de agir são as primeiras percepções.
    CONCORDO.'

    ResponderExcluir
  4. O mesmo acontece com fotos no okt. vc ve aquela pessoa maravilhosa, e qnd conhece pessoalmente, é um lixo (fato) Beeijos

    ResponderExcluir
  5. nossa eu já tinha me questionado sobre isso,acontece com bolo e isso é pior um bolo lindo suculento e quando vc faz em nada se parece com o visto na embalagem,sera que fizemos este tipo de propaganda a nós msm também,será que estamos nos vendendo enganosamente pra alguem e essa ao nos ver se sente iludido....

    ResponderExcluir
  6. Somos realmente atraídos pela parte visual!
    gostei ,muito do exemplo que você deu.
    simples e direto..
    sucessos para teu blog!!

    ResponderExcluir
  7. É.. a imagem serve para atrair o público. Acontece que vem de você construí-la de forma benéfica a si próprio. Seja para mostrar o seu verdadeiro eu, como pessoa, seja para vender um produto. Você tem que se mostrar uma pessoa de credibilidade a fim de conquistar as demais. Até aí, o poder que um simples logo de uma empresa pode ter é impressionante. Só a maçãzinha mordida da apple e já vemos toda a qualidade de seus serviços. Querendo, ou não, imagem é nosso cartão-de-visita. Temos que preservá-la para obter lucros mais a frente. E aposto que esta bolacha, você nunca mais comprará. ;D

    ResponderExcluir
  8. O mundo da propaganda, e somos atraídos sempre..
    (:

    ResponderExcluir
  9. muito importante o q disse... essa propaganda acontece a todo momento e quem mais se importa com a embalagem, seja de um produto ou até pessoa,são as q mais caem nessa

    ResponderExcluir
  10. Estamos na era da imagem.
    Totalmente banalizada...
    nao sei o que é mais manipulado, as fotos das mulheres ou os cardápios de fastfood.
    ...
    Realidade manipulada.

    ResponderExcluir
  11. Isso é verdade, esses dias comprei um sorvete CORNETTO e tive uma decepção a embalagem era muito maior do que o conteudo.. eu fico indignado com uma coisa dessas! ACho que o ideal seria embalagens transparentes!


    http://caiofabioa.blogspot.com

    ResponderExcluir
  12. propaganda enganosa é triste mesmo, aiuehauishua, mas as vezes o sabor compensa a aparencia um tanto, hm estranha?

    http://jadenadaf.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  13. Mas o ser humano não é isso mesmo?? Um tanto de massa insatisfeita, sempre querendo mais e mais, sempre querendo tudo. Mais do que cabe na boca ou do que os olhos podem enxergar.
    se caímos nas "ciladas publicitárias" é justamente pela nossa incapacidade de dizer não ao que, na realidade, não precisamos. Ou ainda pela nossa incapacidade de fazer valer os direitos e cobrar uma propaganda realmente honesta.

    ResponderExcluir
  14. Ou a imagem fica só por um tempo. Quantas vezes alguém não se mostra uma pessoa pra impressionar e logo a aparência toda vai embora? A primeira imagem se fez mas não ficou presente. O que vale é o que importa. Acho que é tudo uma questão de saber das coisas. Só saber, mesmo

    ResponderExcluir
  15. o bom e velho poder da propaganda... quem sabe vender melhor o peixe, ganha o mercado. apesar da imagem(no contexto geral) ainda ser mto importante.

    ResponderExcluir
  16. Verdade, as vezes eu odeio estudar jornalismo com MKT, mas as vezes eu agradeço.

    ResponderExcluir
  17. O que tem de propaganda enganosa neste mundo... ;P

    Gostei da forma como escreve!

    ;D

    ResponderExcluir
  18. Propagandas do capeta! (66'
    Gostei tb das suas escritas weiowiewoie ^^

    ResponderExcluir
  19. Rapaz...esse 'Marketing Sacana' desse biscoito num sei não... os cara apelam mesmo. Mas é a propaganda; tem quee ser o mais atraente possivel =D

    ResponderExcluir
  20. Da primeira vez que eu comprei essa bolacha, cheguei todo feliz em casa, por causa dos granulados, é claro, que chamam a atenção de qualquer um...mó decepção quando eu abri auhsuhasuhau...e o pior eh que existem milhares de propagandas desse jeito...:P

    ResponderExcluir
  21. kkkkkkkkkkk pior que é verdade sempre compro pela embalagem e sempre me ferro, poh c olha aquela embalgem bunitinha com sabor crocante plus extra forte impossivel resistir!!

    ResponderExcluir