terça-feira, 26 de outubro de 2010

Um simples ato.


Escrever. O que é isso? Certamente não iremos perguntar para o Tiririca.

Após criar meu blog, consequentemente comecei a ler outros, eis que veio um espanto, a escrita. Em muitos casos a linguagem da internet e de gírias são postas, o blog em questão torna algo ruim e complicado de ler, gerando um certo repúdio para os leitores.

Não culpo e não "crítico"(depende muito da forma que está expresso) ninguém em escrever, cada um escreve da forma que quiser, mas para ter moral com leitores, exigimos ao menos uma boa escrita. Mas o que é uma boa escrita? é escrever com palavras difíceis e complicadas? é acertar todas as pontuações e concordâncias? NÃO! Escrever bem é demonstrar um cuidado em todas os ramos da língua portuguesa (Pontuação, gramática, concordância..)Ao demonstrar esse cuidado, as pessoas automaticamente irão sentir-se bem lendo.

Aqui estou tratando de blog, mas vamos nos aprofundar. Fiz um trabalho em grupo pela faculdade e cada um tinha que resumir um trecho do texto. Eu fiquei responsável de juntar e digitar as partes, ao pegar o resumo do meu colega eu fiquei abismado com o que eu li. Vou escrever fielmente alguns trechos.

"[...] com noções de lateralidade como, direita e esquerda, em cima e em baixo, e etc [...]" - LATERALidade, a palavra já mostra o significado e o maluco coloca CIMA e BAIXO; Mas o pior fica em torno do "etc". O que seria o etc? DIAGONAL?

Continuando: "concluímos, no entanto que a ginástica quando trabalhada de acordo com as regras que visem a saúde, só poderá trazer benefícios para quem as pratica, seje implantadas em escolas tanto particular como publicas, pois seus beneficios é extremamente importante." - Quando eu li esse projeto de conclusão, me deu uma imensa vontade de me matar.

Escrever bem é um fator importante para mostrar que tipo de pessoa você é. Ler jornais, revistas, livros é uma boa forma de melhorar sua escrita. Leiam mais, automaticamente irão escrever melhor.

17 comentários:

  1. concordo com seu post, as pessoas precisam ler mais além de aumentar o conhecimentos as pessoas inconscientemente escrevem melhor :D

    ResponderExcluir
  2. É verdade gostei do seu post..É muito importante ler,mas aqui mesmos na net a pessoa acaba acostumando a escrever errado tambem :(

    http://jullyguitar.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  3. 'SEJE' é simplesmente terrível...rs
    Concordo contigo, e tomo o maior cuidado na hora de postar algo em meu blog. Além de me preocupar em escrever bem, tenho muito respeito com os olhos de quem lê os meus textos. Ler algo parecido com o que você leu me dá preguiça...
    Abraços!

    ResponderExcluir
  4. Eu ainda encurto palavras para escrever, depois que eu criei meu blog fui repara nas enumeras palavras que eu escrevo errado. =x
    Gostei muito do seu blog, to seguindo ok!!
    beijos ;*

    ResponderExcluir
  5. Concordo, o indice de anafalbetismo indireto no Brasil é alto.

    ResponderExcluir
  6. Um mínimo de coerência e lógica é vital para um blog manter leitores... Sem falar do sofrimento da pobre língua portuguesa com isto!

    Belo post!

    ;D

    ResponderExcluir
  7. na verdade os jovens de hoje (diga-se 14; 15; 16) não tem mais o costume de ler, e isso mata nossa língua portuguesa, o que eu vejo de erros de português.. não de digitação, de digitação é comum.. agora erros gritantes de português, por jovens que não tem o habitual costume de ler!

    é lamentável


    http://caioaraujo.com

    ResponderExcluir
  8. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  9. obrigado pelo comentário. Sucesso para o blog.
    estou te seguindo, siga-me também!

    http://modismosemmoda.blogspot.com

    ResponderExcluir
  10. eu leio muito livro. Mas a internet nos prejudica bastante na escrita. Ja me peguei escrevendo na faculdade e usando "TB". Ainda bem q corrigi a tempo :P

    Mas vi certa fez um jornalista aki do sul dizendo q nao existe certo ou errado, o lance é fazer-se entender. Pq nao adianta usarmos palavras corretas qndo as pessoas nao sabem oq significam ou nao entendem.

    É de se pensar.

    Abss

    Estilo Distinto:
    http://estilodistinto.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  11. hehe, adoreii o blog xD
    parabéns ;]
    beeijo ;*

    se der, passsa lá dps ;D
    http://raawwrrforlife.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  12. Caio em algumas duvidas ... Escrever errado é errado? OU, até que ponto é errado o errado? E ainda o errado existe ou está nos olhos d equem ler? Acho que a escrita, como a maioria das coisas, é relativa, e bem relativa! Me entende? Gostei do post e do blog . A questão pela qual você questiona a "escrita errada" gera uma boa polemica! beijos *-*

    ResponderExcluir
  13. As pessoas precisam se informar. Quem escreve errado é porque fala errado!
    Precisamos ler e dialogar muito.
    Parabéns pelo post!

    ResponderExcluir
  14. É verdade, as pessoas estão escrevendo muito mal. Temos o google para nos ajudar quando tivermos algumas dúvida referente a alguma palavra, uma questão de ter interesse de buscar a informação.
    E linguagem de internet não é desculpa em todos os casos não.

    ResponderExcluir
  15. A banalização da língua portugues estar alarmante. O quadro já estar preocupante até mesmo nas faculdades, como você mesmo retratou.
    Devemos levar em consideração também o analfabetismo no país, que deveria ser diminuido ou erradicado.
    Ah e quando se fala em blog eu concordo plenamente que deveriam tomar mais cuidado com a escrita, eu faço de tudo para escrever certinho para os leitores, fica mais agradável.

    Parabéns pelo blog moço.

    ResponderExcluir
  16. Cara muito bom!!! é muito importante ler assim podemos formular nossos pessamentos de forma mais inteligente e com uma escrita de qualidade. Infelizmente tem muita gente que entra nos blogs deixa um oi e nem lê o post completo a falta de consideração e preguiça faz com que a pessoa não tenha noção do que está especulando sobre o assunto do post. Mais é isso bola pra frente e quem gosta de ler com certeza vai prestigiar os melhores blogs.]
    abraço!!
    http://acaoeartehqs.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  17. Com essa letrinha e esse portugues "certinho", ela não vai conseguir falar com ninguém
    sem duvida escrever bem e bem necessario


    http://curiosomundodorock.blogspot.com/

    ResponderExcluir