sábado, 15 de janeiro de 2011

Água mole em pedra dura tanto bate até que fura.


Esse dito popular é mais do que plausível, basta olhar para os estragos que causam a chuva em demasia. Não tem como prever o tempo, não tem como impedir uma chuva ou qualquer outra avariação causada pelo tempo. Mas podemos impedir que os estragos não sejam tão catastróficos.

Lendo as notícias pela internet, vi que o número de mortos só aumenta por causa das enchentes e da chuva, porém, metade dessas mortes, ou melhor, quase todas as mortes poderiam ter sido evitadas se a população tivesse bom senso.

Sim, bom senso. As áreas que desabaram era encosta de morro, ali havia construções irregulares. As enchentes se dão por fortes chuvas e principalmente entupimento de bueiros e bocas de lobo. Porque eles estão entupidos? Simples, as pessoas não têm consciência que ali é um buraco de escoamento de água e não lixeira.

São dois breves exemplos de muitos outros que posso citar. As pessoas vão se abrigar nas encostas de morros por não ter onde morar e nem dinheiro para voltar para terra natal. Solução para isso: Não se iludam com a vida magnífica nas grandes cidades. Se você não tem emprego ou qualificação na terra natal, não será nas grandes cidades que terá. Outra solução para a população "porca" é: conscientização, sem ela os estragos só aumentarão.

Somos vítimas de nós mesmos. Enquanto não mudarmos nossas atitudes, tudo se voltará contra nós. Pensem nisso.

Meus pesares à todas as famílias e a população atingida.

16 comentários:

  1. Gostei muito do assunto, mas con todo o respeito acho que os culpados de tudo isso não é somente a população. Tambem falei sobre esse assunto no meu blog, visita lá

    http://identidadeposmoderna.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. André, você está totalmente certo, mas veja só, li essa semana que em Portugal, choveu mais do que choveu na região serrana do Rio, porém a população foi avisada, na Austrália o governo enviou uma correspondência 2 dias antes para os moradores das margens dos Rios, e praticamente não houve mortes em Portual, nem na Austrália, isso é apenas para reflexão, mas obvio que você está totalmente certo, estamos recebendo o que plantamos!
    Eu infelizmente fui atingido, tenho uma casa em um condomínio em Nova Friburgo, que foi totalmente avariada, não perdi a casa, mas tudo que tinha dentro dela se foi.
    Mas pior os que perderam a vida, bens a agente trabalha e compra de novo. Vidas não.

    Parabéns pela visão crítica.

    Te espero lá no blog.

    ResponderExcluir
  3. Muito boa a postagem!
    A natureza mostra a sua cara e nos diz que além dela nao nada superior, portanto o que nos cabe é respeitá-la.

    ResponderExcluir
  4. O homem está pagando por seus erros, apenas isso.
    Como você disse, meu caro, se houvesse bom senso, isso não seria algo tão grave.

    :)

    ResponderExcluir
  5. 'Somos vítimas de nós mesmos. Enquanto não mudarmos nossas atitudes, tudo se voltará contra nós. Pensem nisso.'

    conclusão perfeita.
    bruna
    http://relatosdegarota.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  6. Boa postagem cara! É assim, precisamos mais de educação e responsabilidade. E nossos governantes precisam parar de ser omissos.

    Obrigado pela visita, espero você mais vezes por lá!

    http://apenas-daniel.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  7. o problema é de todos... Estado que não faz nada, populução que mora em lugar indevido, que joga lixo no chão... a solução tem q vir de todos...
    abraço

    http://leonardoangelos.blogspot.com

    ResponderExcluir
  8. Muito boa a postagem! O que acho curioso é que muitos culpam, a essa hora, os governos... acho errado! Creio que todos têm a sua parcela de culpa: desde os que constróem suas moradias em áreas de riscos até os próprios governos que não tomam medidas para que possam impedir tais construções e nem medidas preventivas.

    O que está ocorrendo é uma banalidade. E todos, a essa hora, têm de se unir.

    Parabéns pelo post!

    ResponderExcluir
  9. "Somos vítimas de nós mesmos." Otimo, e pura verdade. As pessoas lutam as grandes cidades, por ilusões, e não conseguindo, sem aonde ir, acabam em encostas de morros.. E os governos tem também, um pouco de resopnsabilidade nisto, pois eles eram para proibir isso, mas ficam lá, como se não acontecesse, e depois choram, lagrimas de jacaers. Orimo post. Paarabéns o/

    ResponderExcluir
  10. Nada mais do que: "O homem é o lobo do homem."

    ResponderExcluir
  11. Realmente. Mais uma vez, uma tragédia no país. E as pessoas ainda se iludem, achando que no ano seguinte, as coisas vão mudar. Quanta ilusão.

    ResponderExcluir
  12. Todos somos culpados.
    Mas o q me irrita é q isso ocorre todos os anos, podem dizer q é um desatre, e o q for, mas é um desastre previsto, recebemos recados e avisos o tempo todo o ano todo, e insistimos em nao levar a serio quem tem mais força que nós. A natureza se faz ouvir né.
    Gosto muito da sua forma de escrever e dos assunto abordados, vc daria um brilhante colunista.
    Parabéns!
    Beijos LB

    ResponderExcluir
  13. Voc~e está certo em cada palavra ue disse cara! Foda mesmo!

    www.vitrolafuriosa.blogspot.com

    ResponderExcluir
  14. Como você mesmo mencionou: somos vítimas de nós mesmos; o erro se reflete tempos depois, não há como fugir disso.
    Excelente a forma como descreveu a situação!

    ResponderExcluir
  15. Assino em baixo da sua postagem e de alguns comentários aqui, como o do Danilo.. Disse tudo!!.. Abraço

    ResponderExcluir