terça-feira, 3 de agosto de 2010

Squash: Você conhece?



Historicamente, o Squash tem duas versões. A primeira versão é que foi originado na Inglaterra na Fleet Prison, onde os presos rebatiam bolas contra a parede para diversão. Outra versão é que surgiu no Harrow School (ambas histórias passam no século XIX). A única certeza é que as primeiras quadras de Squash foram construídas no Harrow School. No Brasil, o Squash foi trazido por Ingleses em 1920.

Quais são os Benefícios do Squash?
O squash é um desporto considerado novo em muitos países e está a tornar-se uma divertida opção para manter os padrões de aptidão física necessários para a boa saúde. É muito fácil de aprender a jogar e só precisa de disposição.

Fora a primeira sessão de prática, a pessoa pode gastar a mesma quantidade de calorias de uma corrida moderada de 30 minutos na "passadeira". Só que serão 30 minutos de diversão e muita adrenalina e não o que muitos consideram "a chatice de passadeira".

A prática regular de Squash traz diversos benefícios para os seus adeptos. O benefício mais atraente seria a quantidade de calorias que se gasta praticando. O squash é certamente uma opção criativa e inteligente para pessoas que desejam manter o peso ou perdê-lo a curto prazo.

Um benefício surpreendente causado pelo Squash é o desenvolvimento do tempo de reacção, ou seja, a velocidade com que uma pessoa responde a um estímulo. O ritmo do jogo impõe muita pressão no jogador que deve sempre executar a jogada certa. Muitos especialistas em desportos classificam o Squash como um "xadrez" em movimento.

Em que área o Squash atual no corpo?
Muita movimentação de pernas e os repetidos agachamentos para manter a bola em jogo são excelentes estímulos para a musculatura dos membros inferiores sendo, glúteos e quadríceps os principais músculos envolvidos. Excelente para mulheres que tem como objectivo desenvolver pernas com músculos bem torneados, definidos e fortes.

Os níveis de flexibilidade podem ser mantidos e até desenvolvidos com a prática do Squash porque ao jogar a pessoa realiza passadas de pernas mais largas durante a movimentação na quadra.

Equilíbrio, coordenação motora, agilidade são outras mais valias físicas trabalhadas quando se pratica squash.

Popularidade do Squash.
O Squash não é um esporte popular como futebol, futsal, basquete e outros. Squash é um esporte elitista, suas quadras se encontram em clubes ou academias. Diferente de campos de futebol que você encontra por todos os lados.

A diversão, o bem estar, o desejo de alcançar um bom físico, são algumas virtudes do Squash. Quem o pratica se sente bem em todos os aspectos, e nesse bem estar vai falando e mostrando o Squash para outras pessoas. Popularmente está crescendo muito, na inglaterra já é o segundo esporte de maior crescimento e mundialmente falando, o crescimento vem na mesma onda.

É fácil de aprender?
SIM. Quem assiste a vídeos e não tem noção do esporte, pensa que é um bicho de sete cabeças, mas é bem ao contrário. Squash é um esporte fácil de aprender, na prática é muito melhor que na vista.
Não existe idade para começar Squash. Pode ser uma criança de 6 anos até um senhor de idade já. O esporte trás benefícios para todas as idades.
Quer aprender? está interessado? Procure na sua cidade algum clube ou academia que ofereça o esporte. Faça aulas experimentais, pegue o gosto e pratique.

Está afim de um novo esporte, de um esporte que te fará bem físicamente e mentalmente? PRATIQUE SQUASH!

Links sobre Squash:
Federação Catarinense: http://www.fcsquash.com.br/home.aspx
Federação Gaúcha: http://www.squashrs.com.br/_index.asp
Federação Paulista: http://fpsquash.blogspot.com/
Locais em Brasília, Bahia, São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais: http://www.squashbrasil.com.br/index.php?option=com_content&task=view&id=19&Itemid=33
-
Vídeos:
http://www.youtube.com/watch?v=JFlvuWShMME
http://www.youtube.com/watch?v=GuU3qciT-sk&feature=related
http://www.youtube.com/watch?v=T8WqlrdxXS4&feature=related
http://www.youtube.com/watch?v=EgdRcXf1rzY
http://www.youtube.com/watch?v=HXvysfReQnA (vídeo meu \o/ - auto promoção né) ahuhua

Um comentário:

  1. nao conheço bjs. nem te conheço (H) EAHIUEHAUIHAEUI acredito na primeira versao do surgimento. presos, pretos.. combinam mais contigo. me ama que eu sei

    ResponderExcluir